Como Usar O Ubuntu

Aprenda como usar o Ubuntu de uma maneira geral. Veja aqui dicas úteis sobre como usar o Ubuntu 13.04 e até mesmo as outras versões. Estas mesmas tambem podem ser aproveitadas em outras versões do software, como a 13.10 e algumas anteriores. O Ubuntu é um sistema estável e funcional, além de estar usando um Software Livre. Comecei a conhecer essa distribuição Linux em 2007. Privilegiados instalam o Ubuntu em seus computadores para conhecer e se dão muito bem.Sem vírus e com toda a comodidade de não ter que ficar instalando antivírus e afins.

Veja dicas importantes para quem está conhecendo esse sistema, bem como ouvir e baixar músicas, gravar Cds e DVDs, editar suas fotos, instalar programas pelo terminal e muito mais.

Algumas dicas essenciais sobre sua isntalação:

Para instalar o software, basta fazer o download da imagem .ISO no site da comunidade do Ubuntu.

É importante saber sobre a arquitetura de seu HARDWARE, se é 32 ou 64 bits.

Normalmente irá baixar um arquivo .ISO com mais de 700 Mb, e como provavelmente, não deverá encontrar CD com mais de 700 Mb sugiro que instale o Ubuntu a partir de um pendrive.

Visualizando seu Desktop ou sua área de trabalho:

Fazendo uma analise do visual da esquerda para a direita, de cima para baixo vemos um grupo de atalhos na barra lateral. Unity é o nome da barra de tarefas padrão do ubuntu já há algum tempo.

No canto superior direito vemos alguns aplicativos abertos, controle de volume, relógio e uma chave de engrenada, que serve para acessar configurações e opções de desligamento, reinício ou encerramento da sessão que esteja utilizando, de acordo com o seu usuário.

Primeiros passos após a instalação:

Dicas essenciais para o bom uso do sistema

Você agora vai conhecer o que é muito importante antes de começar a instalar programas e mais programas. Até mesmo porque a maioria é software livre, ou como dizem por aí “de grátis”. Ou navegar pela Internet, ouvir músicas e vídeos. Aqui você pode muito.

Uma dica extremamente importante é que se, na hora da instalação, não marcar a caixa de dilálogo, solicitando a instalação programas de terceiros, como para poder reproduzir MP3, MP4 entre outros.

Caso contrário não poderá ouvir músicas a não ser se for no formato livre (.ogg) ou .WAV, logo após a instalação.

Você também pode ouvir músicas pela Internet, mas certifique-se que já está com suporte para acessar sites para ouvir músicas ou mesmo assistir vídeos, como o Youtube. Estou falando de ter o flash player instalado, por exemplo, que auxilia a exibição de vídeos na Internet.

 

Complicou? Deve ser porque deveria estar esperando eu falar sobre usar o CD da placa mãe para instalar os drivers. NÃO TEM ISSO!!! Você sódeve instalar driver só se forem os adicionais se sua placa tiver suporte a placas de vídeo Nvidia. Que vai fazer isso facilmente usando a Central de Programas.

Para começar a usar na boa seu Ubuntu, devemos passar por uma série de tarefas extremamente importantes:

Atualizando seu software:

É a primeira janela que aparecerá em evidência como alerta

Logo que o PC inicia o Ubuntu, o primeiro programa a aparecer em evidência é o Gerenciador de atualizações. Este programa te deixa ciente sobre as atualizações que ocorreram no sistema e sobre a disponibilidade e facilidade de atualizar novamente. Logo que é detectado sinal de rede de Internet o sistema reconhece que alguns programas ou pacotes estão desatualizados e assim que fizermos a primeira atualização já notamos algumas diferenças: uma é o pacote de suporte a idiomas e a atualização do Firefox.

Primeiramente clicamos para fazer a atualização do sistema. Depois do término do download reiniciamos o sistema.

Esperamos o final do processo da atualização e clique para reiniciar o sistema.

Agora vamos avançar alguns passos. Vai começar a ficar sério, mas não tão complicado assim. Vai ter que instalar programas como descompactadores de arquivos ou talvez o Flash Player. Aprenda como instalar programas no Ubuntu.

Gerenciando seus arquivos:

Falando sobre copiar, recortar e colar

Usando o gerenciador de arquivos inicialmente, reparamos que não temos arquivo algum. Você começa a acessar seus arquivos e pastas usando a sua “Pasta pessoal”, para começar a navegar entre as pastas de seu computador. Você encontra algumas “pastas padrão”, para você alocar seus arquivos, sejam imagens, músicas, vídeos, documentos, entre outros…

Se por um acaso não tenha qualquer arquivo em seu computador e quer criar uma nova pasta ou quiser colar arquivos copiados de outras mídias.

Com seu mouse, clicando com o botão direito. Ou no teclado, clicando no botão opções em seu teclado. Você pode copiar e colar seus arquivos normalmente, desde que tenha permissão para isso. Mas esse lance de permissão é um pouco mais avançado…

Navegue até onde seu arquivo está, e clique para copiar o arquivo.

Encontre um lugar para salvar seu arquivo, entre na pasta e clique para colar.

Se você tem necessidade de trabalhar com mais de uma janela de arquivos não precisa abrir um outra a não ser que queira abrir uma outra aba. Se você clicar com o botão de rolagem do seu mouse, por exemplo, abrirá uma nova janela relacionada à janela sobre a qual você clicou. Ou clique com o botão direito de seu mouse.

Repare que na primeira imagem já estou usando duas abas na mesma janela e na próxima imagem, já visualiza três abas. Fica muito mais fácil manipular e organizar arquivos perdidos e mal-alocados em seu computador.

Assista o vídeo sobre copiar arquivos de um pendrive ou cartão de memória para o Ubuntu:

Se ainda tiver dúvidas, vai ver como é fácil usar o Ubuntu. Até mesmo quando usar um pendrive, ou leitor de cartões USB, ou modem 3G para acessar seus arquivos. NÃO TEM MISTÉRIO ALGUM. Só usar.

Dicas para poder ouvir músicas e clipes no Ubuntu:

Se tiver dúvidas se seu sistema vai executar seus arquivos, uma boa dica é instalar o Instale o Ubuntu restricted extras, na CENTRAL DE PROGRAMAS DO UBUNTU você pode, para poder começar a usar seu computador para ouvir músicas e assistir a vídeos de vários formatos, basta você instalar este aplicativo de suporte extra do sistema.Vai facilitar e muito a usabilidade do seu sistema. Ao localizar o programa, no canto direito vai ver um botão “INSTALAR”.

Ao final da instalação, vai ver um visto verde sobre a logo do programa. Este programa também lhe ajuda a acessar sites com Java, ou jogos em Java, Flash, acessar e instalar fontes True Type e outros recursos mais.

Sem drivers e sem perder tempo

Não vai precisar encontrar o seu CD de drivers de sua placa mãe. Só precisa Internet e alguns segundos, ou minutos de dedicação.

Um bom programa para ouvir músicas fora do padrão, ou seja, que vai ter que instalar, na Central de Programas mesmo é o Audacious.

Uma dica para quem quer assistir filmes em DVD é instalar o multiplataforma VLC. Além de você podere assistir filmes, pode ouvir mṹsicas também. O mais interessante que ele suporta vários formatos de áudio e vídeo.

Pois agora é a boa, para aprender sobre como ouvir músicas no Ubuntu. Clique aqui.

Programas instalados por padrão:

Conhecendo alguns programas essenciais de seu sistema

Agora está tudo pronto para executar as funções essenciais de um computador. Se você quiser visualizar suas fotos é importante que eles estejam sendo executadas em um programa no seu PC, também é necessário que estas fotos digitais estejam em algum local no seu PC como por exemplo, na pasta Imagens, ou sendo acessadas através de um dispositivo de mídia removível (pendrive, cartão de memória, ou HDs externos).

A Unity é a barra leteral do Ubuntu, onde temos programas fixados. Alí já temos alguns dos programas mais recumendados para uso do cotidiano. E alí você pode outros e até mesmo diminuir o tamanho da barra Unity.

Existem vários tipos de programas, cada um para seu uso específico. Existe programa para assistir filmes, para ver TV, para ouvir músicas, para conversar, para escrever, para desenhar, para navegar na Internet e muito mais…

Resumo sobre os programas na Unity

Dash - este é um botão como o “famoso Iniciar no Windows”, serve para um acesso rápido aos seus arquivos e aplicativos localizados em seu PC.


Gerenciador de arquivos Nautilus - com este programa você tem acesso a arquivos localizados em seu PC. Sejam eles músicas, fotos, documentos, entre outros.


Navegador de Internet Firefox - este é o programa padrão para navegar na Internet e fazer suas pesquisas e acessar seus sites preferidos, ou redes sociais.


Editor de documentos LibreOffice Writer - com este programa você pode editar seus documentos tranquilamente e ter a comodidade de poder exportar seus documentos facilmente para o formato PDF.


Editor de Planilhas Eletrônicas - LibreOffice Calc - este é um programa para criar e editar planilhas eletrônicas. Como o Excel do Windows. Com fórmulas, gráficos e tudo o que você precisa.


Editor de Slides Impress - com este programa você pode fazer várias apresentações de slides facilmente como no PowerPoint, ferramenta do Office da Microsoft.


Central de Programas do Ubuntu - é o local certo para baixar programas. Como o Ubuntu é OpenSource - sistema de código aberto (software livre), a maioria dos aplicativos que você irá encontrar aqui são gratuitos;


Ubuntu One - é um serviço de hospedagem de arquivos em nuvens. Ou seja, onde você estiver, tendo internet você poderá acessar seus arquivos. É ótimo e gratuito. Basta se cadastrar.


Atalho para site da Amazon.com - um atalho para um site da web. A Amazon é uma gigante empresa na Internet.


Ubuntu One Music - atalho para criar conta e se cadastrar no serviço de musicas em nuvens no ubuntu. É gratuito também.


Configurações do sistema - aqui você encontra uma série de aplicações em que pode configurar em seu PC a aparência, o mouse, teclado, entre outros dispositivos de hardwares.

Aplicativos padrão no Ubuntu:

Naturalmente, seu sistema esta pronto para executar seus arquivos mais communs. Para saber, basta você ir em Configurações detalhes, para saber quais são os aplicativos que poderá visualizar com seus respectivos programas. Neste caso você também pode alterar seus programas definidos por padrão.

Outros programas que já vêm no sistema prontos para usar:

Veja quantos programas estão disponíveis para você usar, tanto nos progrmas fixados na Unity, quanto por dentro do sistema mesmo. São vários programas, para vários fins, desde editor de calculadora a um editor de textos excelente, e gratuito para o uso.

  • Editor de Textos - Gedit - Programa editor de texto simples, que se compara um pouco com o bloco de notas do Windows, porém melhor, com opções de temas e tags HTML coloridas caso configurado.
  • Discos - Este software diz como está o estado do seu HD.
  • Calculadora - Fara fazer cálculos simples.
  • Analisador de espaços em disco - Serve para analisar o tamanho das pastas de arquivos baseada no tamanho dos arquivos. Quando mais arquivos mb, gigabytes tiverem os arquivos, maior vai ser o tamanho em um gráfico.
  • Log de sistema - um exemplo é se você quiser ver se um hardware foi reconhecido pelo sistema. Um pendrive que possa estar pensando que esteja com defeito. Se o sistema reconhecer vai acontecer de aparecer alguma informação referente ao dispositivo que tenha colocado na porta USB do seu equipamento.
  • Digitalizador simples - serve para você utilizar o scanner. Podendo ser até mesmo o de uma multifuncional.
  • Organizador de fotos Shotwell - Um organizador de fotos personalizado onde você pode ver suas fotos como uma galeria.
  • Visualizador de imagens - Com este programas você visualiza imagens como fotografias, em vários formato: jpg, png, gif, entre outros.
  • Visualizador de documento - Com ele você vê suas apostilas ou documentos no formato PDF.
  • Cliente Bittorrent Transmition - Com este programa você faz download de bittorrents. Fimes, arquivos, etc.
  • Empathy Messenger - É um programa onde você poderá utilizar vários protocolos de mensageiros instantâneos como MSN, Facebook, Yahoo, Gtalk, entre outros. Simplificando: você em um programa você poderá falar com seus amigos de várias redes sociais.
  • Atualizador de programas , serve para auxiliar a atualização do sistema semi-automaticamente.
  • Criador de discos de inicialização - serve para você poder criar um disco inicialização para instalar o Ubuntu, seja gravando a imagem em CD ou DVD, ou mesmo um pendrive inicializável com o Ubuntu.
  • Brasero - É o gravador de CDs e DVDs ótimo, simples e funcional.
-
-
-
-