Como Formatar Pendrive, Cartão De Memória Ou HD No Ubuntu

Aprenda como formatar pendrive, HD, Hd externo e cartão micro SD no Ubuntu. É muito fácil e seguro formatar pendrive no Ubuntu. O sistema de arquivos no Ubuntu e sua segurança me deixa tranquilo para colocar pendrive que foi usado em algum Windows e que possivelmente pode ter se enchido de vírus. E assim podendo até escolher os “arquivos suspeitos” de ser vírus, como os autorun.inf entre outros que normalmente não deveriam estar, como no caso de atalhos de pastas de arquivos dentro da pasta raiz do pendrive… Enfim… Só usando e conhecendo para gostar do sistema.

É interessante que você pode aplicar esse procedimento em HDs, HDs externos, cartões de memória, além dos pendrives.

Instalando o Gparted

Se não tem o programa você pode baixar programas pelo terminal ou com a Central de Programas do Ubuntu. Só pesquisar pelo Gparted para poder instalar. Basta começar a digitar o nome do programa no campo de pesquisa no canto superior direito.

Assim que ver a opção de instalar o Gparted clique para instalar.

Muitas vezes seu pendrive, ou cartão de memória, ou HD, podem parecer danificados em seu sistema de arquivos, na parte lógica onde ficam registrados os dodos e acredita que formatando pode resolver. Eu faço muito esta operação já a conheço a anos e confio.

Ponha sua conta em risco e, certifique-se se fez um BACKUP anteriormente ou não tem nada a perder. Principalmente se der algo problema nesse meio termo.

 

Sendo que se está tentando formatar algo dispositivo de armazenamento, certamente sabe que o mesmo deve estar com problema e a questão que está em jogo é resolver o problema.

Formatando dispositivos externos:

Na prática é muito fácil:

Acabou a molezinha. Agora cada ação sua é cada vez mais séria. Porque há o risco de, desatentamente, excluir uma partição que não tivera programado. Então fique atento!

Ao final da instalação vá no Dash, que é onde se encontram seus programas e arquivos. E comece a procurar pelo Gparted, clicando no botão “Enter”, para abrir o programa.

Esse tipo de processo terá que ter permissão do administrador do sistema e, irá pedir senha para continuar o procedimento.

Ao abrir o programa basta escolher no canto superior direito qual dispositivo irá executar alterações na partição. Neste caso escolho a partição do meu cartão de memória, que porventura também poderia ser um pendrive.

Clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “DESMONTAR”. Repare no canto superior direito da tela do programa que estou na partição de 1.84 Gb, ou seja, meu MicroSd de 2 Gb.

Logo após desmontada a partição clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “EXCLUIR”, ou pouco mais abaixo em formatar para FAT32. Eu prefiro excluir e criar uma nova.

Muita atenção:

É a atitude mais importante. A de concordar que é realmente isso que você quer e você, na barra de menu, clica em aplicar, numa setinha verde. Vai abrir uma janela dizendo que poderá perder seus arquivo e que seria bom se tivesse feito backup antes. Clique em aplicar se achar que tá tudo certo.

Depois clique em em fechar quando as alterações forem feitas.

Criando uma nova partição:

Isso significa que seu hardware já foi formatado.

Agora teremos que criar uma nova partição. Basta clicar com o botão direito do mouse e clicar para criar uma nova partição.

Agora é só escolher o tamanho da partição, escolher o nome do rótulo que é opcional e clicar em adicionar.

Clique em aplicar para confirmar o procedimento.

Ao final basta clicar em fechar e pronto. Pendrive ou cartão de memória já estará formatado.

Certifique-se que deu tudo certo e faça o que pretende: use o seu pendrive ou MicroSd, ou simplesmente desmonte este dispositivo com segurança no Ubuntu.

Para quem quiser me adicionar, meu UIN é 293298970. Espero que tenha ajudado e obrigado pela visita. Curtam o post e continue lendo sobre de dicas de Informática.

-
-
-
-