Dicas Sobre Como Fazer Manutenção Em Computadores

Dicas sobre como fazer manutenção em computadores. Aprenda dicas sobre como consertar computadores. Um manual do Técnico em Informática. Aqui vai encontrar dicas e ferramentas para fazer manutenção em computadores. Tudo o que precisa ter e saber para se tornar um bom técnico em Infomática. As ferramentas essencias para você poder montar e desmontar computadores. E principalmente, manter funcionando…

O fator mais importante para se tornar um bom técnico é ter responsabilidade e segurança no trabalho.

Ferramentas fundamentais:


Chave de Phillips

Atelier do Pita’s pin on Pinterest.

 

Esta chave serve abrir as tampas laterais do gabinete de seu computador Desktop, e até mesmo retirar, se necessário, a placa mão do gabinete.

É muito importante não forçar a sua ferramenta para mantê-la em um bom estado. Se for necessário procure ter mais ferramentas dessas de diversos tamanhos.

Procupe deixar todos os parafusos em seus devidos lugares e, se necessário, até doar algum que falte para que a máquina de seu cliente não fique com o HD ou qualquer outra peça soltas,. Poucas coisas não são desnecessárias, se todos fizéssemos algo que fosse necessário o quão simples que fosse, poderíamos mudar o mundo para um mundo melhor e mais justo.


Bateria de Lithium

Atelier do Pita’s pin on Pinterest.

 

Com uma bateria como esta, se não tiver em sua voltagem correta ou mais próxima do que é necessário para o computador funcionar corretamente.

Com isso o horário não ficará correto mesmo que configure no Setup o horário. Por isso é sempre bom ter uma bateria à disposição.

Certamente terá problemas para entrar no Facebook ou qualquer serviço que tenha que fornecer dados como a data atual. Deverá ter problema com certificado. Tente ajustar o horário de seu computador.


Borracha escolar

Atelier do Pita’s pin on Pinterest.

 

Muitas pessoas não entendem porquê técnicos em Informática usam uma borracha escolar ao invés de usar uma caneta para escrever… #SQN.

A função da borracha escolar é, com certa sensibilidade, limpar os contatos metálicos das placas de memória que serão encaixados nos seus respectivos slots. Quanto mais brilhosos estiverem os contatos metálicos das placas de memória, melhor.


Escova de dentes

Atelier do Pita’s pin on Pinterest.

 

A escova de dentes serve para limpar o slot de memória (sem a memória no lugar) um pouco umedecida com álcool isopropílico. Não use mais do que o necessário. Não deixe cair gotas sobre qualquer lugar na placa.

Eu faço sempre que posso assim: limpo a memória com a borracha e depois limpo o slot da memória. Muitas vezes usando um pincél para limpar certas poeiras, já que estamos com a “mão na massa”.

 

Pendrive

Atelier do Pita’s pin on Pinterest.

 

De preferência com programas para manutenção essenciais como CCleaner, um descompactador de arquivos .rar, Combofix, entre outros programas como antivírus e afins. De preferência com um sistema “bootável pelo pendrive” como Ubuntu.

Com o Ubuntu você pode formatar um HD ou Pendrive sem instalar o sistema, usando o Gparted, que é um programa que poderá usá-lo. Poderá testar o Ubuntu sem ter que instalar, caso o use quando necessário. E instalar também.


HD externo

Atelier do Pita’s pin on Pinterest.

 

Muito importante na hora de fazer um backup. Ninguém gosta de perder as fotos e documentos importantes.

Se o sistema estiver corrompido e não consiga iniciar o sistema pelo HD, dê a preferência a usar um sistema “bootável pelo pendrive” como Ubuntu para acessar os arquivos e enviar para o HD externo.

Se optar por fazer BACKUP inicializando o sistema pelo pendrive, o maior problema é se o hardware não resistir à inicialização do Ubuntu por cobrar mais memória e processamento. Mas pode ser que consiga algo.


Adaptador USB para IDE e SATA

Atelier do Pita’s pin on Pinterest.

 

Muito útil para recuperar dados de HD IDE de Notebooks e quando não está apto a abrir o gabineto do cliente de alguma forma.

Usar um adaptador USB para IDE e SATA é uma forma fundamental para adaptar drive de DVD em Macbook AIR ou Netbook.

Também serve para iniciar um sistema por um outro HD. Eu gosto desse aparelho, mas acredito ser frágil. Acredito que um dia poderemos ter algo assim com maior potência e resistência.


Chips de memória diferentes para teste

Atelier do Pita’s pin on Pinterest.

 

É importante ter cuidados com seus chips de memória e usá-los sempre quando tiver certeza e, de preferência, consultando os manuais das placas mãe.

Também é importante como manusear esse chip, porque é sensível em alguns cantos e a eletricidade estática do nosso corpo pode causar algum dano.

Existem vários tipos e valores em Megahertz de frequência. A mais comum do mercado nos computadores atuais é a DDR3 1033 Mhz.

Outras que não são tão atuais assim, mas são muito usadas por técnicos são DDR2 800 Mhz e DDR 400 Mhz, por representarem uma época em que venderam muitos computadores e que nos dias atuais estão dando problemas. É o comércio, vai ficando velho, vai ficando inútil.


Modem 3G

Atelier do Pita’s pin on Pinterest.

 

É muito importante o acesso à Internet em qualque lugar e à qualquer momento, para fazer pesquisas. Se não tiver um Smartphone,um Modem 3G pode ser fundamental.

Legal que se não quiser usar o Modem 3G para se conectar à Internet, poderá utilizá-lo como leitor de cartão MicroSd. Até mesmo porque a maioria desses Modem ter entrada de cartões microSD.


Conjunto de ferramentas para abrir fonte ATX

Atelier do Pita’s pin on Pinterest.

 

Para fazer manutenção em fontes de alimentação de energia você vai precisar de chave de fenda, chave Phillips, alicate de corte, pincél para tirar poeiras, e solda.

Mas em geral, essas ferramentas servem para muito mais do que isso. Certamente irá usa cada ferramenta de acordo com as suas necessidades, em cada caso.

Mantenha seu local de trabalho limpo. É bom para sua saúde e para sua “imagem”.


Jumper

Atelier do Pita’s pin on Pinterest.

 

Esta peça é fundamental para determinar o que seu hardware vai ser executado ou não. Por exemplo: se eu HD e seu drive de DVD é de conexão IDE e não colocar no HD, um jumper no lugar certo, para que sua placa reconheça o seu HD como disco primário nada deverá acontecer e provavelmente terá dificuldades para iniciar o sistema operacional.

Também é importante quando tem dois HD que tem sistemas operacionais distintos. Por exemplo: um HD você tem um Windows e no outro um Ubuntu, se utilizar um jumper no lugar certo, você determinará que HD irá iniciar o sistema que vai usar, sem ter que usar as configurações do setup.


Presilhas

Atelier do Pita’s pin on Pinterest.

 

Um dos mais importantes ítens é este. Seve para prender os fios que podem ficar suspenços por dentro de sua máquina, podendo alcançar o cooler e podendo assim parar a refrigeração do processador e podendo até queimar o processador ou mesmo a placa mãe, ou os dois.

Faça um amarrado com os fios que poderão causa problemas e talvez, não tenha necessidade de ficarem expostos. Depois que passar a ponta da presilha por dentro de seu encaixe travando os fios, corte a sobra com um alicate de corte.


Pasta térmica

Atelier do Pita’s pin on Pinterest.

 

A pasta térmica tem a função de manter ou dar resistência ao processador, intercedendo sobre o não aquecimento do mesmo. Quando acaba a pasta térmica, é muito importante checar se a pasta ressecou com o tempo ou não.

Caso ela tenha ressecado, pode ser que ocorra problemas na placa mãe. A maior dica que posso dar sobre a placa mãe estar funcionando é dizendo que se fizer o BIP quando ligar sua máquina é um ótimo sinal.


Cabos e conectores para IDE e SATA

Atelier do Pita’s pin on Pinterest.

 

Atelier do Pita’s pin on Pinterest.

Também é muito importante ter cabos e conectores para ligar os HD IDE e SATA.

Espero que tenham gostado do tutorial.

Para quem quiser me adicionar, meu UIN é 293298970. Espero que tenha ajudado e obrigado pela visita. Curtam o post e continue lendo sobre de dicas de Informática.

-
-
-
-