3 Dicas Sobre Como Instalar Programas No Ubuntu

Agora você vai aprender 3 maneiras de instalar programas no Ubuntu. Não é tão difícil como o tabu sobre usar o Linux ser difícil. Neste post você vai ver o como é fácil instalar e desinstalar programas no Ubuntu Vai gostar e se deliciar instalando e conhecendo vários programas, sem vírus e sem medo de ser feliz.

No Ubuntu temos a Central de Programas, que é o jeito mais comum de instalar programas. Além do mais, quando o sistema reconhece o pacote, ou programa que quer instalar, o mesmo é executado e instalado em instantes. Para quem quer usar ou aprender a usar o modo texto, poderá instalar programas usando simplesmente, uma linha de comando com o nome do programa que quer instalar ao final da linha.

Instalando outros programas essenciais:

A Central de Programas do Ubuntu é o modo seguro mais comum de instalar e desinstalar programas no Ubuntu.

Legal que se observar a janela do programa à esquerda, vai poder escolher seus programas por categorias…

Há outros programas muito bons e antigos como o Gerenciador de pacotes Synaptic, porém um tanto mais avançado para quem está aprendendo a usar o Ubuntu, mas com ele vocë buscar por pacotes um a um para instalar, remover ou reinstalar. Sem falar do Tweak, que é bastante completo.

Conheça agora 3 formas de instalar programas no Ubuntu:

Instalando com a Central de Programas

Existe duas formas distintas e funcionais de instalar programas pela Central de Programas. Uma é a possibilidade de encontrar, por categorias os programas que quer instalar. A outra á você baixar um programa com a extenção .deb.

Onde encontrar a Central de Programas:

Por ser um programa essencial para seu computador, ele fica na Unity. Exatamente na barra lateral que fica à esquerda de sua tela. Neste exemplo vamos procurar no campo de busca, ou navegando pela categoria que ele pertence.

Ao localizar o programa que quer baixar, no canto direito vai ver um botão “instalar”. É onde vai clicar.

Confime que quer realmente instalar com a senha do administrador do sistema, pois só com ela poderá instalar e remover programas, até mesmo por ser uma tarefa de certa reesponsabilidade.

Você pode observar na barra de progresso o processo de download do programa. Ao final vai ver um “visto verde”, que indica que o software foi instalado. Agora você já deve estar entendendo como instalar programas. Pelo menos na central de programas…

Baixando um programa da internet:

O Skype é um programa multiplataforma onde você pode conversar e enviar mensagens utilizando a Internet em seu computador ou mesmo no seu celular utilizando conexão 3G ou 4G e Wi-fi.

Com ele você também pode fazer ligações telefônicas, enviar mensagem de voz e de vídeo e muito mais. Só usando mesmo para saber do que estou falando.

Neste exemplo abaixo estaremos instalando o Skype. Primeiramente devemos ir ao site do Skype para fazer o download.

Depois do término do download clicamos para executar o arquivo com a Central de Programas do Ubuntu.

Clicar para instalar e aguardar o término da instalação.

Use a senha do administrador para instalar o programa;

Aguarde o final da instalação;

Execute o programa. Eu uso o Gnome-do para chamar meus programas com um acesso mais rápido. Só uma dica.

Entre com seu nome Skype e senha para acessar o programa.

Legal né gente?! Se quiser me adicionar meu nome Skype está aí.

Instalando programa via terminal:

É um modo alternativo, os nerds gostam muito e é necessário de vez em quando. Em alguns casos acabará instalando programas pelo terminal. Por isso mesmo que criei este tutorial.

Mas para quem vai simplesmente navegar pela Internet, ou editar documentos, visualizar e editar fotos, certamente não deverá usar nada em terminal.

Para instalar programas usando o terminal você simplesmente irá usar uma linha de comando onde estiver, dependendo de que tipo de autorização esteja acontecendo, por exemplo como administrador ou como root.

Neste exemplo vamos ver a instalação mais comum de programas via terminal, que é como administrador.

Vamos instalar o Midnight Command neste exemplo a seguir. É um gerenciador de arquivos modo texto, onde você poderá abrir seus arquivos por dentro do terminal, por exemplo. O olhe só gente, não são todos programas que podem ser abertos por dentro do terminal, tá bem?!

Vá no dash e chame pelo terminal para colocar a linha de comando que sua distribuição Linux, que é a Ubuntu, fará executar a instalação do programa desejado. O mais importante no caso é saber a sintaxe de como fazer e, principalmente, saber o nome do programa que quer instalar pelo terminal.

Veja o exemplo:

Esta é a linha de comando que vai acabar se acostumando na sua vida de Linux. sudo apt-get install NOME DO PROGRAMA

Na prática vai ver assim como na imagem abaixo, onde mc é o nome do programa.

Depois de clicar no ENTER para executar o comando, por padrão e segurança, deve-se colocar a senha do arministrador, por ser uma tarefa importante em seu sistema. Uma instalação de um prgrama, seja lá qual for o método.

Depois do nome de usuário você vai ver o prompt piscando onde deverá colocar a senha do administrador. Mas se estranhar que não parece que está realmente escrevendo a senha, não se preocupe. É assim mesmo. Vai ver o campo em branco e, quando tiver certeza que conseguiu escrever, mesmo sem ver, clique no ENTER para executar.

Você vai ver algumas letrinhas passando e, se aparecer alguma pergunta sobre realmente querer fazer a instalação, clique no S para “SIM.” e continuar a instalação ou N de “NÃO”, caso queira cancelar a ação.

Não são todos os programas que são executados a partir do terminal. Após a instalação, se digitar mc, o programa Midnight Command vai abrir uma aba do terminal que estiver usando.

E a terceira forma de instalar programas no Ubuntu:

Instalando programas clicando sobre os arquivos livres

Digamos que queira visualizar um arquivo, mas acredita que não tenha um programa apropriado para executar seu arquivo. Dê um duplo-clique sobre o arquivo e, logo será direcionado a baixar o(s) pacote(s) referente à exibição do seu arquivo.

Neste exemplo, digamos que em uma nova instalação vamos tentar executar um arquivo com compactação .rar. Sabendo que talvez não seja tão de mão beijada visualizar meus arquivos compactador. Mas também não é tão complicado.

E aí eu clico em instalar para baixar.

Completando a instalação dos pacotes seremos direcionados teremos um programa para exibição dos arquivos compactados em meu computador.

Coloco a senha do administrador do sistema e clico em autenticar.

Aguardo o final na instalação e pronto!

clicando em extrair no programa que vai ser executado na sequencia irá descompactar arquivos.

Gostou, comente, curte, compartilhe.

Para quem quiser me adicionar, meu UIN é 293298970. Espero que tenha ajudado e obrigado pela visita. Curtam o post e continue lendo sobre de dicas de Informática.

-
-
-
-